Muitos dizem que é a mídia manipuladora, outros que é o governo, as empresas, o sistema econômico. Mas tudo isso está relacionado apenas à uma coisa: a Natureza Humana. O Poder, o egoísmo, inveja, o ressentimento, a boa intenção... e desta ultima característica começamos a nossa reflexão com o ditado: "de bem intencionados o inferno está cheio"
Esta frase nunca esteve tão certa, pois no filme 1984 de George Orwell é retratada uma sociedade que vive em um totalitarismo na qual o partido levanta a bandeira do amor, da igualdade, da lealdade ao partido. Baseado em um livro publicado em 1949, expõe de certa forma como funciona um sistema onde a bandeira da igualdade é levantada. Como caracteristicas temos os poucos privilegiados, a pobreza e ignorância como força e sustento do poder. Isto nos faz acreditar que cito e comparo apenas a regimes socialistas, de esquerda. De maneira alguma! A direita, o capitalismo também promovem a pobreza e a ignorância, porém dão uma pequena, quase falsa, esperança de que qualquer um pode chegar na sua zona de conforto e acabam induzindo aquele esperançoso a virar um escravo do seu desejo de poder. É uma característica humana, indiferente de lados, partidos ou ideologias. Os resultados são os mais diversos, desde pessoas se ridicularizando para obter sucesso rápido até realitys shows que explorarm esses ridículos. Mas até aí, todos estão felizes, todos estão por vontade própria e podemos julgar como algo menos pior do que no sistema visto no filme, onde todos eram obrigados a não pensarem.... Aqui "fazemos" isso por vontade própria.
Estas boas intenções também podem ser vistas em algumas seitas religiosas onde, como no filme, a mente da pessoa é destruída e re-construída (alienada) para beneficiar aquele determinado templo. Também vemos isso nos Grupos "do bem", ou "de apoio policial" que fomentam e promovem o ódio da população, todos com um objetivo bem intencionado.
Empresas privadas já não chamam mais por empregados, mas sim recursos, adotam políticas de endomarketing e expõem a todo momento os seus credos para que todos vistam a camisa, façam parte da família.... O propósito é realmente o recurso ou a maior eficiência do trabalho do recurso, que por consequência irá gerar mais rendimentos? Isso nos faz querer saber se para o recurso o prazer por trabalhar fosse maior do que a necessidade de trabalhar, a empresa privada realmente precisaria adotar políticas para o bem estar dos seus recursos?
A boa intenção somada a razão pode levar indivíduos ou grupos a patamares insanos da falta de bom senso os tornando fascistas, mesmo que com as melhores das intenções. É como o fascismo "verde" que faz com que o novo Saci não tenha mais o cachimbo porque pode induzir as crianças a fumar, o "atirei o pau no gato" que induz a criança a maltratar animais e o lenhador não pode matar mais o lobo mau, pois é um bichinho da natureza.
Analisando bem a natureza humana, acredito que o Grande irmão, foi, é e será você, eu, nós, a sociedade que se permite ser pobre e ignorante, não pobre de bens materiais, mas sim de conhecimento e cultura, o indivíduo que sublima as suas frustrações de maneira errada ou pouco evoluída. Parte do grande irmão está alí naquele momento que você atua de maneira militante, tentando convencer a outra pessoa que a sua verdade é a real verdade. Enquanto houver a intolerância e a falta de aceitação a opiniões diferentes, continuaremos alimentando o grande irmão dentro de nós mesmos, pior ainda se levarmos esses sentimentos aos extremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário