segunda-feira, 10 de março de 2014

Review: God of War Ascencion



O Novo lançamento da Santa Monica Studio trouxe bastante expectativa e despertou bastante curiosidade em como mais uma história se encaixaria em God Of War, já que o último jogo, god of war 3, deixava claro o fim da saga de vingança de Kratos.

Ficha Técnica
   God of War ascension: Single e Multiplayer
    Lançamento: 12 de março de 2013
    Produtora: Sony Computer Entertainment
    Desenvolvedora: SCE Santa Monica Studio
    Plataformas: PS3
    Genero: Ação-Aventura, Hack And Slash

História
A introdução do jogo é surpreendente e já de cara nos deparamos com uma dublagem em Português do Brasil! Sim, isso mesmo, uma dublagem de um bom nível inclusive, com uma voz parecida com a narradora original em inglês, porém voltaremos neste assunto logo em seguida. A narrativa conta a criação o universo e dos planetas (baseada na mitologia grega) através da luta dos primordiais, na qual nascem as fúrias. As fúrias por vontade própria prendiam e castigavam todo ser que não cumprisse um acordo de sangue e por este motivo desde inicio do jogo inicia com Kratos se preso, nas mãos das fúrias sendo castigado.

A história se inicia antes do primeiro jogo, god of war, e conta que Kratos não aceita cumprir o acordo de sangue que havia feito (involuntariamente) com Ares. Como consequência, Kratos é aprisionado pelas fúrias e sua jornada neste jogo é para se livrar da prisão e da ilusão das fúrias que não lhe mostra o motivo por estar ali preso, porém durante a sua fuga Kratos tem uma ajuda importante de Orkos, uma fúria que entende a injustiça cometida com Kratos.


Como de esperado, o inicio do jogo é agitado e o primeiro cenário é dentro do primeiro “boss” que kratos enfrenta, o Titã Hecatonquiro. O primeiro ser a não cumprir um acordo de sangue, aprisionado e feito de prisão pelas fúrias para que servisse de exemplo é de onde Kratos tem que fugir.



Durante a sua fuga Kratos enfrenta uma das mãos do Hecatonquiro possuídas por vermes das fúrias Kratos e se depara com um guerreiro preso e quando o seu inimigo esta para acerta-lo, este guerreiro desaparece após clamar por ajuda dos Deuses. O Single player continua normalmente e o tal guerreiro não é mais mencionado até o fim do jogo.


Havia também uma grande expectativa sobre a dublagem de Kratos em Português do Brasil, já que a de Português de Portugal não era muito agradável. Podemos dizer que o trabalho ficou muito bem feito. A voz que dubla Kratos é de Ricardo Juarez, e ficou parecida com a interpretação de Terrence TC Carson, dublador de kratos da versão Americana. Tanto na versão single player como na versão multiplayer as dublagens e textos são em português brasileiro e de um ótimo nível.


Jogabilidade
É notável que o personagem principal, Kratos, está mais rápido e fraco do que o jogo anteriormente lançado, mas isto é justificável, pois ele se encontra em um momento cronológico anterior a todos os jogos que já foram lançados. Conforme o jogo evolui, alguns poderes são obtidos, mas mesmo assim são inferiores aos que ele obtém em God Of War 3. De certa forma isto é compreensível, mas decepcionante para quem acreditava que ele estaria mais incrível do que nunca. Das características novas o jogador tem a possibilidade de obter armas nos cenários que o personagem se encontra e também de pode dar uma pequena corrida. As armas de cenário geralmente ajudam muito e contribuem com uma boa quantidade de dano contra os inimigos.




As lutas com as Fúrias são emocionantes e divertidas, não se compara como derrotar os Deuses do Olimpo, mas temos que reconhecer que os produtores do jogo tiveram o cuidado e a delicadeza de não utilizarem momentos-chaves dos episódios anteriores e conseguiram dar uma compasso próprio para God Of War Ascencion. 

O Modo Multiplayer
Ao entrar no modo multiplayer é que sabemos para onde vai este guerreiro misterioso. A cena do desaparecimento do guerreiro é retomada e logo em seguida vamos para rotunda do Olimpo, onde o guerreiro aparece e logo em seguida um tutorial é apresentado na qual parte dele nos orienta a fazer uma aliança com um dos quatro deuses mitológicos disponíveis; Ares, Hades, Zeus e Poseidon. Cada Deus do Olimpo fornece diferentes poderes e armaduras e por este motivo devemos escolher apenas um.


 
A inovação principal de God Of War Ascension com certeza esta no modo multiplayer, com especiais, armaduras, armas, personalização e muita pancadaria.

No modo multiplayer é possível também correr, porém de forma ilimitada e obter armas dos cenários por um tempo limitado. Os golpes são similares ao do modo Single Player, porém com alguns diferenciais:

No botão de circulo podemos dar o chute “like a spartan” e dependendo do cenário podemos expulsar o adversário.
A corridinha é ilimitada, mas ficamos expostos para que os adversários te agarrem.
Não temos as laminas do exílio, porém temos armas que podem variar de Martelos, Espadas, Lanças e Luvas.

O modo de jogo na seção de multiplayer são diversas, entre elas:

 Luta de Honra: Uma luta de player VS player

Prova dos Deus: Prova contra o tempo e resistência

Capture a Bandeira: Roubar a bandeira da equipe adversária

Partida dos Campeões: Luta de 4 adversários, cada um por si

Favor dos Deuses em Equipe: Obter pontos que são chamados de favores onde ganha a equipe que obter mais pontos

Também temos a opção de entrar em um lobby automático que nos encaixa dentro de uma modalidade de jogo.


O fator diversão deste jogo é ponto máximo, a possibilidade de criar estratégias e combinações de ataques são as mais diversas e o fator violência não incomoda aos fãs. Os cenários de combate são divertidos e conseguem representar todo o ar "sinistro" que temos em todos os jogos de God Of War. Também esta disponível diversas DLC's, algumas muito boas, algumas grátis, outras não tão boas e pagas. É necessário avaliar bem antes de comprar, pois as especificações não é algo que fica exposto no momento da compra.


O seu guerreiro evolui conforme você joga com ele até o nível 40, e ao chegar neste nível é possível fazer a ascensão do seu guerreiro, o que faz você zerar o nível do seu guerreiro mas em troca lhe dá "fichas ascensions". Com estas fichas é possível obter armas e armaduras sagradas dos Deuses, transformando-o em um Semi-Deus do Olimpo. 



Avaliações e Conclusão

Contras:
O modo single player de God of War Ascension não cria nenhum impacto significante na saga e por este fato acaba parecendo pouco empolgante em alguns momentos. Não que o single player seja péssimo, porém você o termina rápido, parece fácil e não é traz tanta empolgação como os episódios anteriores,

Prós: O modo multiplayer é a atração principal e proporciona muita diversão. Os poderes que os Deuses do Olimpo proporcionam,  impressionam além das diversas DLC's disponíveis com preços razoáveis e algumas de certa forma úteis. Os gráficos são muitos bons e arte dos guerreiros e armaduras são verdadeiras artes. As armaduras muitas vezes lembram as dos Cavaleiros do Zodíaco.


Conclusão:
É um jogo que fica claro que os esforços foram focados para o modo multiplayer. O fator de diversão que é proporcionado no multiplayer consegue ser o destaque do jogo e o faz valer a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário