quinta-feira, 6 de março de 2014
BBS says: Internet, I'm your father.
Os desejos instintivos dos humanos sempre estiveram presente em todos os âmbitos de sua evolução, inclusive na da comunicação e tecnologia.
O desejo por formar comunidades com pessoas que tinham os mesmos gostos em comum, anseios por prestar e obter informação fez com que os BBS, ou Bulletin Board System se alastrassem principalmente depois que os criadores do primeiro Bulletin Board System computadorizado (CBBS), Ward e Randy, ofereceram o primeiro software em uma revista especializada chamada BYTE em 1978.
Porém este software foi inspirado no primeiro BBS chamado por "community memory", criado entre 1972 a 1974 por Efrem Lipkin, Mark Szpakowski e Lee Felsenstein, na qual o seu objetivo era fazer uma rede de informações, possuindo terminais pela região, onde as pessoas poderiam inserir ou ler as informações ali contidas de acordo com os seus interesses.
O CBBS de 1978 foi o primeiro software que proporcionou a popularização do BBS, na qual as pessoas podiam se conectar a terminais BBS pela linha telefônica através de uma conexão Dial-Up. Diversos tipos de BBS existiram com os mais diversos propósitos; noticias, jogos, informações, discussões sobre determinados assuntos, muitos terminais não possuíam ecrã, apenas tinha impressoras que imprimiam continuamente folhas com as informações dos "Bulletin Boards". Conforme a tecnologia ia avançando, os modens foram capazes de transferir dados através da linha telefônica, o que acabava deixando as BBS cada vez mais interessantes, agora com a troca de softwares.
Nas BBS era possível a troca de informações, a inclusão de informações, a troca de arquivos, a possibilidade de jogar jogos digitais e etc. Tudo isso faz lembrar a uma rede social como o Facebook, porém que funcionava através de comandos e não de cliques.
Antes da existência da internet, era desta maneira que os usuários se comunicavam através de um computador, comparado aos dias de hoje, uma BBS tem uma utilização menos intuitiva e após o surgimento da internet houve uma enorme queda de BBS. No site http://www.telnetbbsguide.com/ temos algumas BBS
disponíveis.
Entramos em destes BBS's listados na busca de jogos, para entender como se divertiam os usuários da década de 80. Praticamente todas as BBS solicitavam cadastro, na qual se fazia necessário informar dados de endereço residencial e etc. Após realizar os cadastro, recebemos a lista dos comandos na qual podemos selecionar o jogo desejado. Um jogo simples, inclusive muito mais simples do que de um Atari, onde a leitura é a principal ferramenta para se jogar. Para os tempos atuais, de pessoas imediatistas sem paciência, é um jogo que não gera interesse e na qual parece ser difícil de entende-lo. Porém lendo as instruções e comandos se pode obter um pouco de diversão.
É muito interessante ver como a interação humana é um propósito sempre presente na evolução tecnológica e saber que todo o entusiasmo e engenhosidade dos criadores e envolvidos gerou o que temos hoje em dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário