quarta-feira, 26 de março de 2014

O Arquétipo do “Self” ou “Si Mesmo” de Carl Jung.


O Arquétipo do “Self” ou “Si Mesmo” de Carl Jung.
Criador da psicologia analítica, Jung propôs que os humanos tinham um inconsciente coletivo, que era muito mais profundo e influente que o inconsciente pessoal, defendido por Freud. Pois tinha uma característica mais universal sem se originar de uma experiência pessoal. Este inconsciente coletivo era composto por arquétipos, no qual era encontrado em diversas culturas do mundo.

Os arquétipos não são imagináveis e tampouco objetos de imagem. Um arquétipo pode ser um estimulador para que um indivíduo possa representa-lo em uma imagem, porém a partir do momento que ele é criado ele deixa de ser um arquétipo. Isto porque os arquétipos são conceitos de percepções na qual entre os individuos são iguais, porém quando ilustrados deixam de ser.
Entre diversos arquétipos, temos arquétipos principais que se encontram permanentemente em nossas vidas, na qual deles esta o arquétipo do “self” ou “si mesmo” que será abordado neste texto. Quando personificado simbologicamente temos o velho sábio dos contos folclóricos, o animal bondoso dos contos de fada, Cristo, Buda, Santos, geralmente sujeitos que transcendem a psique humana.

Nos jogos digitais também temos estes arquétipos personificado, onde geralmente são personagens que orientam e dão dica ao personagem principal. Como no jogo God Of War Ascension, o personagem principal, Kratos, tem que fugir de uma prisão e de ilusões provocadas pelas Fúrias, que lhe deram este castigo por Kratos ter quebrado um acordo de sangue na qual nem ele mesmo sabe qual é. Porém uma das fúrias Orkos, guardião das juras, personificado com a imagem masculina, sabe sobre toda a verdade de Kratos e lhe conta o motivo de sua prisão injusta.


Orkos é uma personificação simbólica do arquétipo de “Self” ou “Si Mesmo”, pois ele tem a sabedoria e representa toda a transcendência da psique humana, seu corpo contém várias pedras alaranjadas que representam as suas juras e apesar de ter uma jura de lealdade com as fúrias que aprisionaram Kratos, ele se arrisca e traí esta lealdade pela real justiça custando o seu próprio sacrifício no final do jogo.Orkos é um aliado importante, na qual além de orientar, ampara Kratos nos momentos de ilusão.


Orkos lhe conta que Ares, o Deus da Guerra, havia feito com que Kratos cumprisse um acordo de sangue na qual ele nunca estaria de acordo. O acordo era consistia em derramar sangue inimigo, derramar sangue inocente e derramar sangue do seu sangue. Kratos é enganado por Ares, e acaba matando a sua própria família, fazendo assim Kratos cumprir involuntariamente o acordo. Além disso, Ares tinha como objetivo derrubar os muros do Olimpo e os outros Deuses para reinar sobre tudo e queria Kratos como servo para realizar isso. Então com a ajuda e sacrifício de Orkos, Kratos consegue se livrar das ilusões e enxergar a verdade para poder impedir e se vingar de Ares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário