O Arquétipo
do “Self” ou “Si Mesmo” de Carl Jung.
Criador da
psicologia analítica, Jung propôs que os humanos tinham um inconsciente
coletivo, que era muito mais profundo e influente que o inconsciente pessoal,
defendido por Freud. Pois tinha uma característica mais universal sem se
originar de uma experiência pessoal. Este inconsciente coletivo era composto
por arquétipos, no qual era encontrado em diversas culturas do mundo.
Os
arquétipos não são imagináveis e tampouco objetos de imagem. Um arquétipo pode
ser um estimulador para que um indivíduo possa representa-lo em uma imagem,
porém a partir do momento que ele é criado ele deixa de ser um arquétipo. Isto
porque os arquétipos são conceitos de percepções na qual entre os individuos
são iguais, porém quando ilustrados deixam de ser.
Entre
diversos arquétipos, temos arquétipos principais que se encontram
permanentemente em nossas vidas, na qual deles esta o arquétipo do “self” ou
“si mesmo” que será abordado neste texto. Quando personificado simbologicamente
temos o velho sábio dos contos folclóricos, o animal bondoso dos contos de
fada, Cristo, Buda, Santos, geralmente sujeitos que transcendem a psique
humana.
Nos jogos
digitais também temos estes arquétipos personificado, onde geralmente são
personagens que orientam e dão dica ao personagem principal. Como no jogo God
Of War Ascension, o personagem principal, Kratos, tem que fugir de uma prisão e
de ilusões provocadas pelas Fúrias, que lhe deram este castigo por Kratos ter
quebrado um acordo de sangue na qual nem ele mesmo sabe qual é. Porém uma das
fúrias Orkos, guardião das juras, personificado com a imagem masculina, sabe
sobre toda a verdade de Kratos e lhe conta o motivo de sua prisão injusta.
Orkos é uma
personificação simbólica do arquétipo de “Self” ou “Si Mesmo”, pois ele tem a
sabedoria e representa toda a transcendência da psique humana, seu corpo contém
várias pedras alaranjadas que representam as suas juras e apesar de ter uma
jura de lealdade com as fúrias que aprisionaram Kratos, ele se arrisca e traí
esta lealdade pela real justiça custando o seu próprio sacrifício no final do
jogo.Orkos é um aliado importante, na qual além de orientar, ampara Kratos nos
momentos de ilusão.
Orkos lhe
conta que Ares, o Deus da Guerra, havia feito com que Kratos cumprisse um
acordo de sangue na qual ele nunca estaria de acordo. O acordo era consistia em
derramar sangue inimigo, derramar sangue inocente e derramar sangue do seu
sangue. Kratos é enganado por Ares, e acaba matando a sua própria família,
fazendo assim Kratos cumprir involuntariamente o acordo. Além disso, Ares tinha
como objetivo derrubar os muros do Olimpo e os outros Deuses para reinar sobre tudo
e queria Kratos como servo para realizar isso. Então com a ajuda e sacrifício
de Orkos, Kratos consegue se livrar das ilusões e enxergar a verdade para poder
impedir e se vingar de Ares.
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