As leis da percepção humana foram enunciadas por um grupo de pesquisadores da corrente da Psicologia moderna denominada Gestalt e tinha como objetivo explicar como o cérebro humano organiza os elementos que percebe. Dentro destes pesquisadores, Wolfgang Köhler afirmou a seguinte frase: "O TODO É DIFERENTE DA SOMA DAS PARTES". Esta frase sintetiza o sentido das leis que veremos em seguida e algumas delas a relacionaremos com a capa do Jogos abaixo.
Unidades: Esta lei corresponde a capacidade de identificar unidades formais em uma imagem. No caso do nosso exemplo podemos identificar o próprio personagem principal do jogo
Segregação: É a capacidade de identificar informações dentro de de uma composição, como o formato de uma cruz formada pelo personagem do jogo acima.
Unificação: Esta lei se refere a sensação de simetria e a harmonia que imagem pode produzir em nossas percepções muitas vezes dando a entender que estão se unindo ou que são uma "única coisa". Como no nosso jogo escolhido não temos como aplicar esta lei, a ilustraremos com a imagem abaixo:
Fechamento: Está lei reflete bem o funcionamento do nosso cérebro sempre focado em solucionar problemas. Neste caso a percepção é responsável por completar espaços em branco e definir formas ou objetos sem que eles estejam completados. No nosso exemplo acima não temos onde aplicar este conceito então mais um exemplo a parte:
Continuidade: É a capacidade da percepção compreender uma continuação pela formação da imagem. No nosso exemplo da capa do jogo, se observamos a fundo vemos alguns trincos que dão a entender que ele está preso em um Cristal, a forma e a posição que estes trincos estão faz com que enxerguemos esta característica de aprisionamento do personagem dentro do cristal.
Proximidade: Esta lei se refere a união de diversas imagens distintas que juntas criam uma outra imagem no contexto geral. Infelizmente no nosso exemplo de jogo não temos como ilustrar esta lei, por este motivo utilizaremos a imagem abaixo.
Semelhaça: Esta lei se dá ao fato do nosso cérebro agrupar imagens que tenham semelhanças com o intuíto de facilitar a nossa percepção. Este agrupamento pode ser feita por formas, cor ou tamanhos. Geralmente utiliza o meio que facilite o trabalho posteriormente. No exemplo do nosso jogo, temos uma cor em comum, meia alaranjada com branco, esta percepção facilitaria identifica-lo no meio de outros jogos facilmente.
Pregnância da Forma: Por fim esta lei abrange quase que todas as outras leis porém com o foco visual da imagem toda. Nesta lei damos os graus de Pregnância para definir se a imagem está clara ou não. Uma imagem de alta pregnância se destaca pela facilidade em que tem para se assimilar, sua clareza e unificação visual. No exemplo do jogo escolhido, vemos que temos uma pregnância razoável, pois temos a sensação de embaçamento dado pelo fato de ele estar preso em um cristal porém temos a clareza de perceber q ele esta em um cristal. O nome do jogo também é de fácil compreensão dando uma conotação de alta pregnância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário