quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jogando com inconsciente



Mais do que nunca os jogos digitais estão inseridos na sociedade e já se encontram nos mais diversos equipamentos eletrônicos. Tal fato nos desperta a curiosidade em querer entender como os Jogos Digitais tem alcançado este espaço tão grande e em continuo crescimento. O que os jogos digitais tem feito para tomarem tamanha importância cultural, tal como a arte, musica, cinema e literatura.
Tal explicação pode ser respondida pela psicanalise freudiana, onde temas como a narrativa egocêntrica, realizações dos desejos do inconsciente, fantasia e etc. deixam claro como os jogos digitais conquistam cada dia mais adeptos. Claro que muitos podem achar estranho Freud explicar um fenômeno que ocorre em uma época que ele não existia e nem imaginava como seria. Muitos devem dizer “Só pode ser brincadeira” e é justamente na brincadeira do conceito Freudiano que encontramos a primeira relação entre a psicanalise e os jogos Digitais.

Para Freud, a brincadeira infantil é um análogo a criação artística, pois ambos são realizações dos desejos do inconsciente. Mas o que é de fato o inconsciente e como podemos relacionar isto aos jogos digitais? Apesar de parecer difícil de imaginar, o inconsciente esta no nosso dia-a-dia obtendo informação e tecnicamente pode ser considerado como todas informação reprimida ou censurada que obtemos, na qual não são manipuláveis. Um exemplo simples seria como aquela vontade instintiva de matar aquele coleguinha da sala que te bate (ou o chefe folgado) mas na qual você não leva adiante por não poder e também por saber que é errado. Porém esta informação fica no seu inconsciente e pode haver situações onde você sonhe ou talvez realize este desejo matando o seu inimigo no Jogo Digital. Uma informação que vai para o inconsciente, pode ser assimilada também ser de maneira consciente e prova disso é sonharmos com coisas que nunca vimos ou que na verdade não lembramos.

O Artista pode tentar porém nunca conseguirá explicar como de fato consegue ter imaginação para fazer a sua obra de arte, pois esta criatividade é uma manifestação do seu inconsciente, assim como a brincadeira infantil, onde a criança, livre da vergonha que os adultos possuem, conseguem expressar com mais facilidade a sua imaginação e criatividade, tal criatividade que é também utilizada para fazer os jogos digitais.
Outro fato que envolve esta forte relação entre jogos digitais e psicanalise é a narrativa egocêntrica citada no inicio deste texto, onde é encontrada em novelas, historias em quadrinhos, livros, filmes e agora em Jogos Digitais. Esta tipo de narrativa é caracterizada pela historia (muitas vezes fictícias) de um personagem, onde no decorrer desta historia ocorrem diversos fatos que prendem o individuo que acompanha esta narrativa. Também é caracterizada por seduzir o individuo e prende-lo para passar a informação que deseja, tal sedução era por Freud comparada as preliminares do ato sexual, na qual prende a pessoa que interage para logo depois consumar o ato. Tal sedução ou ligação é feita através da identificação do participante com o personagem fictício, onde este participante realiza os seus desejos do inconsciente através desta historia fictícia ou não.

De fato, os Jogos Digitais atingiram o mesmo patamar de influencia cultural e psíquica como da arte, musica, cinema e literatura, pois todos estas manifestações são propiciadas através do inconsciente dos seus criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário