Mais do que
nunca os jogos digitais estão inseridos na sociedade e já se encontram nos mais
diversos equipamentos eletrônicos. Tal fato nos desperta a curiosidade em querer
entender como os Jogos Digitais tem alcançado este espaço tão grande e em
continuo crescimento. O que os jogos digitais tem feito para tomarem tamanha
importância cultural, tal como a arte, musica, cinema e literatura.
Tal
explicação pode ser respondida pela psicanalise freudiana, onde temas como a
narrativa egocêntrica, realizações dos desejos do inconsciente, fantasia e etc.
deixam claro como os jogos digitais conquistam cada dia mais adeptos. Claro que
muitos podem achar estranho Freud explicar um fenômeno que ocorre em uma época
que ele não existia e nem imaginava como seria. Muitos devem dizer “Só pode ser
brincadeira” e é justamente na brincadeira do conceito Freudiano que
encontramos a primeira relação entre a psicanalise e os jogos Digitais.
Para Freud,
a brincadeira infantil é um análogo a criação artística, pois ambos são
realizações dos desejos do inconsciente. Mas o que é de fato o inconsciente e
como podemos relacionar isto aos jogos digitais? Apesar de parecer difícil de
imaginar, o inconsciente esta no nosso dia-a-dia obtendo informação e
tecnicamente pode ser considerado como todas informação reprimida ou censurada
que obtemos, na qual não são manipuláveis. Um exemplo simples seria como aquela
vontade instintiva de matar aquele coleguinha da sala que te bate (ou o chefe
folgado) mas na qual você não leva adiante por não poder e também por saber que
é errado. Porém esta informação fica no seu inconsciente e pode haver situações
onde você sonhe ou talvez realize este desejo matando o seu inimigo no Jogo
Digital. Uma informação que vai para o inconsciente, pode ser assimilada também
ser de maneira consciente e prova disso é sonharmos com coisas que nunca vimos
ou que na verdade não lembramos.
O Artista
pode tentar porém nunca conseguirá explicar como de fato consegue ter
imaginação para fazer a sua obra de arte, pois esta criatividade é uma
manifestação do seu inconsciente, assim como a brincadeira infantil, onde a
criança, livre da vergonha que os adultos possuem, conseguem expressar com mais
facilidade a sua imaginação e criatividade, tal criatividade que é também
utilizada para fazer os jogos digitais.
Outro fato
que envolve esta forte relação entre jogos digitais e psicanalise é a narrativa
egocêntrica citada no inicio deste texto, onde é encontrada em novelas,
historias em quadrinhos, livros, filmes e agora em Jogos Digitais. Esta tipo de
narrativa é caracterizada pela historia (muitas vezes fictícias) de um
personagem, onde no decorrer desta historia ocorrem diversos fatos que prendem
o individuo que acompanha esta narrativa. Também é caracterizada por seduzir o
individuo e prende-lo para passar a informação que deseja, tal sedução era por
Freud comparada as preliminares do ato sexual, na qual prende a pessoa que
interage para logo depois consumar o ato. Tal sedução ou ligação é feita
através da identificação do participante com o personagem fictício, onde este
participante realiza os seus desejos do inconsciente através desta historia
fictícia ou não.
De fato, os
Jogos Digitais atingiram o mesmo patamar de influencia cultural e psíquica como
da arte, musica, cinema e literatura, pois todos estas manifestações são
propiciadas através do inconsciente dos seus criadores.
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